domingo, 3 de maio de 2009

NOTICIAS ON-LINE

Combate à gripe suína vira game na internet
Publicidade



da Folha Online
"O vírus está saindo do controle, então vamos matá-lo agora", convida um jogo inspirado no combate à gripe suína que circula na web desde o começo da semana. O objetivo do game (swinefighter.com) é aplicar injeções em porcos voadores que rondam o planeta.
O jogador tem poucos segundos para atingir os suínos, que voam (isso mesmo, voam) de um lado para o outro em um mapa-múndi. "A ideia é ser divertido e educativo", informam os criadores, no site oficial. O jogo é grátis.
O número de casos de gripe suína confirmados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) praticamente dobrou nas últimas 24 horas e agora chega a 615 --incluindo 17 mortes-- em 15 países. Só o México reportou 397 casos. Os Estados Unidos informaram oficialmente de 141 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que subiu para sete o número de casos suspeitos.
O que muda com a reforma da língua portuguesa
Publicidade

da Folha de S.Paulo
As
novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.
HÍFEN
Não se usará mais:1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMADeixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIALNão se usará mais para diferenciar:1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETOPassará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXONão se usará mais:1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDONão se usará mais:1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
GRAFIANo português lusitano:1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
Bloqueio de telemarketing começa a valer para 161 mil linhas em SP
Publicidade


da Folha Online
A partir desta quinta-feira, 161.340 linhas telefônicas, de 88.185 consumidores, estão bloqueadas para ligações de telemarketing em São Paulo. A regra passa a valer para aqueles que registraram suas linhas na Fundação Procon entre os dia 27 de março e 1º de abril.
Conforme informou o Procon-SP, os consumidores que fizeram o cadastramento a partir de 2 de abril terão as linhas bloqueadas sempre após 30 dias da solicitação.
Até as 13h de hoje, 209 mil pessoas fizeram o cadastro e o número de linhas para bloqueio já superou 360 mil --uma média de 1,7 linha por pessoa.
"Vamos investigar as denuncias e punir com rigor as empresas que desrespeitarem a lei", afirmou o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.
No site do Procon-SP (
www.procon.sp.gov.br), o consumidor pode cadastrar, sem custo, números de telefones fixo ou móvel, do Estado de São Paulo, que estiverem em seu nome. Além de bloquear ou desbloquear linhas telefônicas, é possível registrar reclamação contra alguma empresa que tenha desrespeitado o bloqueio.
Já as empresas de telemarketing têm acesso a um espaço para se cadastrar e, assim, poder consultar os números dos consumidores que não desejam receber ligações, os demais dados serão mantidos sob sigilo. As empresas de outros estados também ficam proibidas de efetuar ligações para os números bloqueados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário